Última atualização do iOS pode desabilitar o microfone no iPhone 7 e 7 Plus

A mais recente atualização do iOS deixou alguns donos de iPhone 7 e 7 Plus sem palavras. Isso porque o microfone está desabilitado. A empresa confirmou em documentos internos obtidos pelo MacRumors que o problema realmente está afetando alguns aparelhos.

• Quer trocar a bateria do seu iPhone? A Apple deve mostrar uma conta incluindo outros consertos
• O iPhone “barato” de nova geração pode abandonar um recurso que você provavelmente nunca usou

Começando no lançamento do iOS 11.3 e ainda presente nas versões seguintes do sistema operacional, o bug atingiu alguns usuários do iPhone e torna impossível a comunicação por ligações telefônicas ou chats de vídeo no FaceTime. Os dispositivos afetados podem mostrar o botão do alto-falante acinzentado durante as ligações.

De acordo com documentos que a Apple mandou para a sua rede de assistências técnicas autorizadas, foi solicitado que técnicos rodassem diagnósticos de áudio em iPhones 7 e 7 Plus que estariam experimentando o problema. Se o diagnóstico mostrasse um alerta dizendo “acessório não suportado” ou “dispositivo não conseguiu detectar o encaixe”, então a assistência deveria realizar o reparo.

A Apple também concedeu permissão para que assistências técnicas autorizadas e atendentes da Apple Genius Bar solicitem exceções em aparelhos que já não estão mais cobertos pela garantia, permitindo que façam o necessário para consertá-los. Não há indicação clara se o reparo será feito gratuitamente, mas parece ser o caso.

Acredita-se que o problema não é generalizado, mas isso não impediu que donos dos celulares afetados fossem às redes sociais para falar sobre o bug. Publicações relatando o problema apareceram no Reddit, Twitter e nos próprios fóruns de suporte da Apple.

Um dono de iPhone 7 levou o caso ao subreddit r/ios e disse que o problema afeta seu dispositivo desde o lançamento inicial do iOS 11.3:

Desde que eu atualizei para o iOS 11.3 (no dia em que foi lançado), meu microfone parou de funcionar. Eu não consigo mais usar a Siri (como sempre usei), nem lembretes de voz (não consigo nem reproduzir os que já estavam gravados); faço ligações mas nenhum dos lados consegue ouvir algo e gravo vídeos sem sons.

Bugs inesperados acontecem, mas as versões recentes do iOS tem sido afetadas por problemas que parecem evitáveis e que precisam ser reparados em lançamentos futuros. A empresa acabou de consertar um erro no iOS 11.3.1 que fazia com que smartphones com telas trocadas em assistências não autorizadas parassem de funcionar.

O negócio está tão sério que parece que a Apple decidiu não lançar tantos novos recursos quanto o esperado para o próximo iOS. Em vez disso, a companhia focará em melhorar a estabilidade e corrigir problemas atuais.